17 Comments

amigo! que texto!

eu não sou exatamente viciada pq tenho uma certa incapacidade cognitiva de acompanhar os vídeos curtos (meu limite é 20min antes de ter uma dor de cabeça intensa), mas diminuo cada vez mais o uso do insta aqui. estou procurando abrir só se tenho um propósito - faz dias eu entro 1x por dia, dou uma olhada direto nos perfis da família e de uns amigos mais íntimos e vazo. fico triste de perder esse lance dos lançamentos e banalidades dos amigos, mas tá insalubre navegar por lá organicamente. parece que vc tem que andar por um lixão imenso onde as pessoas gritam com vc até encontrar algo que vc queria ver... não dá mesmo.

enfim, boa sorte com tudo (o cotonete incluso)! seguimos.

espero que o e-mail esteja sendo gentil rs

Expand full comment
author

Nossa, é exatamente isso! Andar por um lixão onde as pessoas gritam com você. Mas tá todo mundo lá, e coletivamente é tão difícil levar toda a galera junto para um novo lugar...

Expand full comment
Oct 16, 2023Liked by Rodrigovk

Eita! Tem 5 dias que decidi "dar um tempo" no instagram. Coloquei o temporizador de 2 horas diárias (que já é MUITO) e ignorava descaradamente a regra que coloquei pra mim mesma rs. Como você disse, não me fazia feliz. Mesmo seguindo poucas pessoas, perfis que acrescentavam coisas boas e informações relevantes, ainda assim sentia que minha energia era sugada e que estava sem tempo pra ler, estudar... sendo que 900 horas do meu ano eram usadas pra ver a vida maquiada das pessoas... sei lá, em algum nível acho que estamos todos doentes. Me sinto, sei lá, livre.

Expand full comment
author

Então, é bem complicado isso, né? Porque a rede não é totalmente inútil, existe valor! Mas tá tudo tão engambelado com o que não faz bem... que às vezes é melhor cortar a cordinha.

Expand full comment

Puxa, gostei tanto dessa sua abordagem, mais de pensar em redução de danos do que de deletar completamente (porque me encaixo em pelo menos duas categorias que vc citou de pessoas que dependem de estar ali). Meu estado de espírito depois de usar Instagram fica um lixo, e eu fico só esperando o momento me livrar disso de vez. Mas talvez seja mais saudável um “desmame” gradual, de pensar em formas de usar que não me triture tanto (mais do que pensar em estratégias para crescer, que é justamente o que me faz mal). Obrigada por mais essa reflexão!

Expand full comment
author

Pior que eu tenho a mesma relação com essa coisa de "crescer", uma mistura entre "queria" e "não queria não, valeu". O mais louco é que encontrar um jeito saudável de usar é meio que uma atitude individual que vai contra a corrente (e contra o jeito que a rede quer que você a use), e isso às vezes dá taaanto trabalho!

Expand full comment
Oct 16, 2023Liked by Rodrigovk

Belo texto! Me identifico muito com esses seus textos, e este em especial, como alguém que também luta contra ficar nas redes sociais boa parte do dia. O difícil é que elas estão cada vez mais descobrindo jeitos de te punir por não estar ali. Deixa eu contar uma que me aconteceu hoje:

Fui pedir marmita de um lugar novo e o amigo que me recomendou me mandou o link do instagram. Tirei o app do celular, mas beleza, abro no navegador mesmo. A página de marmita me pedia pra clicar no botão de "contato", que, depois de uns quinze minutos me sentindo um tio que não entende mais a internet, lembrei que algumas funções só existem no app de celular. Dito e feito: baixei e lá estava o botão de contato. Só que entre baixar o app e clicar no botão rolaram aí uns minutos vendo notificação e stories...

Enfim, achei curioso como aconteceu isso bem hoje. Vou já desisntalar o app antes de outra recaída.

Expand full comment
author

Nossa, como eu odeio essa coisa das empresas que migraram para o Instagram em vez de terem um site. Nem que seja um site feio e gratuito como o Wix, odeio ter que ir pro Instagram pra resolver qualquer coisa, aaaaaaa!

Expand full comment

Concordo muito com o texto. Estou em processo de sair das redes, justamente por não me fazer bem. Na verdade enche minha cabeça com coisas inúteis, perco coisas que gostaria de fazer, venho tendo uma memória péssima, meu foco então... nunca foi dos melhores, o celular pra mim é uma arma.

Daí vou tentando, fingindo que uso o Instagram com propósito. Achei que estava conseguindo, mas ontem fui ver meu tempo de tela e fiquei chocada. Parece que pra mim não existe um uso de 30-40min, não consigo perceber quanto o tempo passa. A solução foi desinstalar e sair das contas no navegador. Uma coisa que me ajuda é navegar pelo computador quando preciso de algo específico. Usar as redes sociais no computador é tão horrível que você realmente consegue passar menos tempo, por que é tudo limitado, então vem me ajudando.

Expand full comment

Menino, sabe que parei de comer Trakinas de morango porque na hora de comprar, lá no mercado, me pegava imaginando o sabor e lembrava que aquele gosto farinhento e a sensação de estafa que vinha depois de comer um pacote inteiro não iriam me satisfazer?

Não tinha pensado em aplicar a mesma lógica para outras coisas, mas faz tanto sentido – sentir – que vou experimentar 😊

Expand full comment
Oct 17, 2023Liked by Rodrigovk

No começo do ano eu vivi esse momento de surto de "todas essas notificações me dão ansiedade" e desinstalei vários aplicativos e parei de seguir ou silenciei metade do meu instagram. Só pra começar a aparecer mais conteúdo de publicidade do que nunca, e aí que eu não via nada dos meus amigos mesmo. É estupidamente frustrante. Não tenho moral nenhuma nesse comentário também, além de dizer que é realmente muito complicado viver no capitalismo tardio :P

Expand full comment
author

Bora quebrar tudo e ir viver no meio do mato! (Ops, eu meio que mudei para o meio do mato... onde a publicidade ainda chega, claro) XD

Expand full comment

Meu Deus, que texto!!!!!!!

Eu amei do início ao fim, e senti que você conseguiu colocar em palavra TANTA COISA que eu queria ter conseguido colocar.

Por coincidência eu lancei essa semana uma edição falando um pouco de redes sociais também, mas de forma bem mais rasa que você. Amei que você aprofundou sobre prestar atenção no sentimento que as redes nos causam, porque acredito demais nisso. Enfim, sensacional!

Expand full comment

É por ai... Passei alguns anos, desativando e reativando meu face. Deletei algumas vezes, e dps comecei tudo outra vez. Até o dia que eu percebi que não precisava de nada disso, então agr entro lá de vezes enquando, posto algumas coisas, comento em algumas fotos de amigos, e saio. E só volto aleatoriamente qdo recebo um link de alguém que me faça cair lá de novo... Kkkk

Pois é como vc disse, um café com um amigo é mto mais interessante. Demorou até entenderem que eu faço turismo nas redes sociais, e que meu celular não tem notificação nem msm no e-mail ou whats. Mas as pessoas mais próximas agora entendem e qdo é importante elas me ligam. É um modo estranho de se viver, levando em consideração que na adolescencia eu não desgrudava do msn(Sdds... =( ). But... Nessa época não se carregava o computador no bolso como agora. O que muda TUDO. Mas sei que nem todo mundo pode se dar ao luxo, de viver como eu vivo, por tds os motivos que vc citou. Acho triste o uso quase que obrigatório do whats, é invasivo, entre outras coisas que prefiro não comentar. Só espero que ao longo do tempo, mais pessoas reflitam e tentem encontrar uma forma mais saudável de lidar com tudo isso...

Expand full comment

Sensacional, Rodrigo! "de repente, aquela rede está uma merda, mas você ainda acha que frequenta o mesmo barzinho descolado de anos atrás, até que um dia você percebe que a comida tá horrível, e cara, por que tá todo mundo de pé e nem tem mais cadeira nessa merda e quem expulsou a banda e deixou aquele locutor no palco gritando oferta de passagem de avião?"

Expand full comment

Fantástico! A internet como um todo costumava ser um lugar legal antes de virar um mercadão.

Expand full comment